Curso que ensina todas as técnicas de oratória para o advogado realizar uma excelente sustentação oral. O advogado aprenderá desde como se posicionar e utilizar corretamente a tribuna (púlpito) e o microfone de pedestal e de cabo flexível (gooseneck) até técnicas de leitura em público e utilização da voz para convencer e tornar sua sustentação oral magistral.
PNL: MEDO; CRENÇAS LIMITADORAS; ESTIPULANDO METAS.
1. Estado atual.
2. Oratória não é um dom é prática.
3. O medo de falar em público e suas causas:
a) Atitude dos pais.
b) Comentários e brincadeiras de mau gosto.
c) Descaso do nosso sistema de ensino.
d) Sensação de exposição e avaliação.
e) Autossabotagem.
f) Crenças limitadoras e bloqueadoras.
I. Como criamos nosso modelo de mundo (crenças).
II. O estado mental e a oratória.
III. Passo a passo para vencer as crenças limitadoras.
4. Sintomas do medo.
5. Como vencer o medo:
a) Fazer um curso de oratória.
b) Treinar as técnicas de oratória.
c) Enfrentar o medo.
d) Não ver o público como julgador.
e) Não arrumar desculpas.
f) Vencer a autossabotagem: Pensar positivo e língua no céu da boca.
g) O perigo das palavras “não” e “mas”.
h) Vencer as crenças limitantes.
i) Interpretar o passado, entender bloqueios e traumas e ressignificar. Como controlar a preocupação:
a) Evitar o perfeccionismo.
b) Acostumar-se com a preocupação.
c) Pensamento positivo.
d) Preparar-se adequadamente.
7. Técnicas para reduzir a preocupação:
a) Ressignifique acontecimentos.
b) Ancora.
c) Dissociação.
d) Reversão de ansiedade – NHR Neuro Hypnotic Repatternning.
e) Movimentação antes da apresentação (dissipar a adrenalina).
f) Respiração.
8. Coaching e PNL:
a) Estado atual X estado desejado.
b) Pirâmide dos níveis de consciência de competência.
c) As fases do aprendizado da arte de falar em público.
d) Autossugestão.
e) Exercício: Adquirindo e reforçando a confiança e a segurança.
f) Estipulando objetivos e metas: Modelo SMART.
g) Exercício de ressignificação.
h) Autossugestão.
i) Dicas para alcançar o sucesso na arte de falar em público.
j) Dicas para mudar o comportamento e falar bem em público.
9. Moldando o orador de sucesso.
10. Modelagem.
11. Auto avaliação.
MOMENTOS ANTERIORES DA FALA EM PÚBLICO:
1. Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.
2. Como agir quando você for chamado para se apresentar.
ATITUDES DE UM EXCELENTE ORADOR:
1. Naturalidade.
2. Postura na tribuna.
3. Espalhar o olhar (contato visual) e a calibragem da PNL:
a) Rapport: A arte de criar sintonia com o público.
4. Posição das pernas.
5. Credibilidade do orador.
6. Storytelling: a arte de contar histórias interessantes com a ajuda da PNL.
7. Discurso curto que convence: aprendizado.
POSIÇÃO DOS BRAÇOS E DAS MÃOS, FORMAS DE GESTICULAR E O SEMBLANTE:
1. Posições corretas dos braços e das mãos ao gesticular:
a) Como gesticular corretamente.
b) Os tipos de gestos.
c) Os cuidados com os gestos inconscientes.
2. Semblante.
ATITUDES E CUIDADOS PARA OBTER SUCESSO NA APRESENTAÇÃO:
1. Ter e saber usar a criatividade:
a) Criatividade nas situações adversas.
b) Criatividade para reconquistar e manter a atenção dos espectadores.
c) Criatividade para convencer.
2. Utilizar o bom humor com elegância:
a) Os perigos das piadas.
b) Brincadeiras ofensivas e de mau gosto.
c) Aproveitar uma situação engraçada do momento.
d) Brincar consigo mesmo, não se levando muito a sério.
3. Saber ouvir (escuta ativa).
4. Cuidados com a aparência.
O QUE É BENÉFICO E O QUE É PREJUDICIAL NA APRESENTAÇÃO:
1. O que é benéfico na apresentação:
a) Ser carismático e simpático (capriche no sorriso espontâneo).
b) Chamar sempre as pessoas pelo nome.
c) Ser humilde.
2. O que é prejudicial na apresentação:
a) Contar piadas.
b) Distrair os Magistrados.
c) Segurar objetos quando eles não estão sendo utilizados.
d) Objetos de adorno.
ATITUDES DO PÚBLICO DURANTE A APRESENTAÇÃO:
1. Como agir quando o público aplaudir.
2. Como agir quando o público rir ou gargalhar.
OS VÍCIOS DE LINGUAGEM (ORATÓRIA) E A FALA DE IMPROVISO INESPERADO:
1. Como agir quando tiver um branco (lapso de memória).
2. Como eliminar os sons desagradáveis: hãããmmm…; ééé…; huuummm…
3. Como eliminar as perguntas cacoetes: né?; tá?; sabe?; tá ligado?; compreendesse?; etc.
4. Fala de improviso inesperado.
A VOZ E A FALA:
1. Como a voz funciona.
2. Aquecendo a voz.
3. Exercícios para musculatura facial.
4. Respiração e cuidados com a voz.
5. Modelando e trabalhando a voz e a fala:
a) Intensidade da voz.
b) Projete sua voz.
c) Imposte sua voz.
d) Velocidade da fala.
e) Pausas.
f) Entonação.
g) Ênfase.
h) Entusiasmo.
i) Emoção.
j) Falar sílaba por sílaba.
k) Ritmo: A vitamina.
VOCABULÁRIO:
1. Vocabulário:
2. O que fazer para ampliar o vocabulário.
3. Palavrões.
4. Termos específicos.
5. Siglas.
6. Concordâncias.
7. O cuidado com a conjugação dos verbos.
8. Os pronomes “eu” e “nós”.
9. Como corrigir a dicção?
10. Trava-língua.
11. Não inicie as frases com palavras sem sentido.
12. Evite expressões viciosas.
13. O vocabulário ideal.
COMO RESPONDER EVENTUAIS PERGUNTAS DOS MAGISTRADOS:
1. Prepare-se para as perguntas.
2. Não interrompa.
3. Não critique a pergunta nem demonstre desaprovação.
4. O que fazer quando não entender o que foi perguntado.
5. Sua atitude ao responder uma pergunta.
6. Para quem olhar.
7. Como agir neste momento.
8. Tempo de resposta.
9. O que fazer quando não souber a resposta?
10. Como responder as perguntas de algibeira (ásperas).
LEITURA EM PÚBLICO, O USO DA TRIBUNA (PÚLPITO), DISCURSO DE HOMENAGEM, MICROFONES E POSTURA E PERNAS:
1. Como utilizar a tribuna para fazer um discurso lido.
2. Discurso de homenagem.
3. Como utilizar a tribuna, sem precisar ler.
4. Microfone Gooseneck chamado de microfone de mesa (cabo flexível).
5. Como gesticular corretamente na tribuna.
6. A posição das pernas ao utilizar a tribuna.
7. A postura ao utilizar a tribuna e como apoiar as mãos.
8. Leitura em público, sem a tribuna.
9. Como ler sem a tribuna, em um microfone de pedestal.
10. Microfone de pedestal.
DISCURSO DE AGRADECIMENTO E O USO DOS MICROFONES:
1. Discurso de agradecimento.
2. Os tipos de microfones e seus usos:
a) Microfone de lapela.
b) Microfone Headset.
COMO FAZER UMA AUDIÊNCIA POR VÍDEO CONFERÊNCIA:
1. Roupa adequada.
2. Como olhar para a câmera.
3. O cuidado com os barulhos.
4. O cuidado com o microfone ligado (pode sair palavras sem querer) ou não sair o som.
5. A postura para falar sentado.
6. A forma de gesticular e apoiar as mãos sentado.
7. O cuidado com as pernas em X.
ETAPAS DA PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:
1. Preparação em casa: breves comentários.
2. Objetivo da apresentação: Persuadir.
3. Informe-se sobre todos os detalhes.
4. Conhecer melhor os Magistrados para conhecer seus posicionamentos quanto ao assunto.
5. Como falar para o público – Magistrado:
a) Público adulto.
b) Público idoso.
6. O nível cultural do Magistrado: Público culto.
7. Estilos de Magistrados:
a) Amistoso.
b) Indiferente ou apático.
c) Hostil.
d) Desatento ou distraído.
8. Prepare-se para possíveis perguntas.
9. Crie um roteiro.
10. Ensaie muito em casa.
11. Reveja sua apresentação filmada.
ELABORANDO A APRESENTAÇÃO DA SUSTENTAÇÃO ORAL:
1. Apresentação da sustentação oral: o tempo de cada etapa.
2. Como cumprimentar formalmente.
3. Formas encantadoras de fazer uma introdução: captando a atenção dos Magistrados.
a) Citação.
b) Despertando a curiosidade com perguntas e reflexões.
c) Histórias ou caso pessoal ou profissional, fazendo mistério.
d) Informe a importância do tema.
e) Informação impactante.
f) Apresente os benefícios de ouvir a sustentação oral.
4. O que não fazer na introdução:
a) Iniciar com piadas.
b) Iniciar se desculpando.
c) Fazer uma pergunta quando não deseja uma resposta.
d) Se posicionar a respeito de um assunto polêmico ou controvertido.
e) Começar com palavras inconsistentes.
f) Usar chavões ou frases feitas.
5. Como desenvolver o assunto (fundamentação e argumentação):
a) Fórmulas para elaborar (ordenar) o discurso.
b) Técnicas de rapport para lidar com posicionamentos contrários.
c) Técnicas de fala espelhada (PNL) para facilitar o convencimento.
d) Fundamentando com citações, teses, jurisprudência, estatísticas, demonstrações, imagens, analogias, vídeos e fotos, casos pessoais, casos práticos, exemplos, notícias de jornais e revistas, objetos, etc.
e) Técnica Monroe de persuasão.
f) Facilite a compreensão com o uso de imagens; fábulas; parábolas; histórias breves.
g) Gatilhos mentais de persuasão.
h) A ordem dos argumentos.
i) A refutação.
6. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.
a) Informe que vai encerrar.
b) Recapitulação breve.
c) O uso correto da voz para encerrar com chave de ouro.
d) Formas de concluir.
e) O que não fazer na conclusão.
Ele pode melhorar a habilidade de se expressar claramente em reuniões, apresentações e negociações, facilitando o crescimento profissional. Uma boa comunicação é essencial para liderar equipes, fechar negócios e se destacar em qualquer carreira.
Um curso de oratória ensina técnicas de respiração, planejamento prévio e prática constante para lidar com o medo. Também incentiva a familiarização com o ambiente e a mentalização positiva antes de discursos, além de focar na preparação do conteúdo.
Ao escolher um curso, é importante verificar:
© Copyright - OrarCoaching - Todos os direitos reservados