Curso de Oratória para Monografia e TCC

CONHEÇA O CURSO:

Este curso é destinado aos alunos que farão apresentações de monografia ou TCC. Este curso é extremamente completo e ensina como se apresentar com segurança e obter sucesso nesta etapa tão essencial do nível superior.

 

DETALHES SOBRE O CURSO:

  • Número de aulas: 08.
  • Carga horária: 26 Horas/aula.
  • Práticas: 30.
  • Apresentações individuais (simulações): 16.
  • Mínimo e máximo de participantes por turma: Mínimo 06 e máximo 10.
  • Número de horas de cada aula: 03h15 min.
  • Intervalo: 15 minutos.
  • Livro e apostila: O(a) participante ganhará o livro do professor “Como Gostar de Falar em Público e Obter Sucesso” e mais uma apostila com conteúdo complementar.
  • Modalidade: Presencial.

 

O QUE SERÁ ENSINADO:

 

COMO VENCER O MEDO E AS CRENÇAS LIMITANTES E CONTROLAR A PREOCUPAÇÃO:

1. Estado atual x Estado desejado.

2. Oratória é um dom?

3. Pirâmides do processo de aprendizagem e das competências de oratória.

4. O medo de falar em público: seus sintomas, suas causas e suas consequências.

5. O que são as crenças limitantes e a autossabotagem.

6. Como vencer as crenças limitantes e a autossabotagem.

7. Os recursos de PNL.

8. A técnica da ancoragem para conquistar o estado emocional positivo.

9. Como vencer o medo de falar em público.

10. Como reduzir e controlar a ansiedade e a preocupação.

11. A posição do poder para aumentar a sensação de controle e domínio.

12. Modelagem (PNL).

13. A autossugestão.

14. O caminho percorrido entre o medo e a preocupação.

15. Dicas para alcançar o sucesso na arte de falar em público.

16. Autoavaliação.

 

MOMENTOS ANTERIORES DA FALA EM PÚBLICO:

1. Respiração.

2. Movimentação antes da apresentação (dissipar a adrenalina).

3. Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.

4. Como agir quando você for chamado para se apresentar.

5. O sorriso sincero e amigável que conecta orador com a banca e o público.

 

ATITUDES DE UM EXCELENTE ORADOR:

1. Naturalidade.

2. Postura em pé.

3. Espalhar o olhar (contato visual) e a calibragem da PNL.

4. Rapport: a arte de criar sintonia com a banca e o público.

5. Posição das pernas.

6. Movimentação ao se apresentar.

 

POSIÇÃO DOS BRAÇOS E DAS MÃOS, FORMAS DE GESTICULAR E O SEMBLANTE:

1. Posições corretas dos braços e das mãos ao gesticular.

2. Como gesticular corretamente.

3. Os tipos de gestos.

4. Os cuidados com os gestos inconscientes.

5. Semblante.

 

COMO USAR OS DIVERSOS TIPOS DE MICROFONE:

1. Microfone de mão, sem fio.

2. Microfone de lapela.

 

ATITUDES E CUIDADOS PARA OBTER SUCESSO NA APRESENTAÇÃO:

1. Utilizar as pessoas da plateia nos exemplos.

2. Como usar a criatividade nas mais diversas situações.

3. Saber ouvir (escuta ativa), especialmente a banca.

4. Cuidados com a aparência.

5. Utilizar o bom humor com elegância.

6. Os perigos das piadas e das brincadeiras ofensivas e de mau gosto.

7. Utilizar uma roupa adequada para você e ao mesmo tempo para a circunstância. 

 

O QUE É BENÉFICO NA APRESENTAÇÃO:

1. O poder do carisma e do sorriso.

2. O nome do ouvinte é a palavra mágica.

3. Humildade que conecta, especialmente se a banca pedir para fazer correções.

 

O QUE É PREJUDICIAL NA APRESENTAÇÃO:

1. Contar piadas.

2. Distrair o público.

3. Segurar objetos quando eles não estão sendo utilizados.

4. Objetos de adorno.

5. Vestuário inadequado.

6. Falar excessivamente (ser prolixo).

7. Contar vantagem (gabar-se de algo).

 

ATITUDES DO PÚBLICO DURANTE A APRESENTAÇÃO:

1. Como agir quando o público conversar.

2. Como agir quando o público aplaudir.

3. Como agir quando o público rir ou gargalhar.

 

OS VÍCIOS DE LINGUAGEM (ORATÓRIA) E A FALA DE IMPROVISO INESPERADO:

1. Como agir quando tiver um branco (lapso de memória).

2. Como eliminar os sons desagradáveis: hãããmmm…; ééé…; huuummm…

3. Como eliminar as perguntas cacoetes: né?; tá?; sabe?; tá ligado?; compreendesse?; etc.

4. Fala de improviso inesperado.

 

A VOZ E A FALA:

1. Como a voz funciona.

2. Aquecendo a voz.

3. Exercícios para musculatura facial.

4. Respiração e cuidados com a voz.

5. Modulação da voz:

a) Intensidade da voz.

b) Como projetar a voz.

c) Como impostar a voz.

d) Velocidade da fala.

e) Pausas.

f) Entonação.

g) Ênfase.

h) Entusiasmo.

i) Emoção.

j) Falar sílaba por sílaba.

k) A vitamina (ritmo).

 

VOCABULÁRIO:

1. Concisão e clareza.

2. O que fazer para ampliar o vocabulário.

3. Palavrões.

4. Termos específicos.

5. Siglas.

6. Concordâncias.

7. O cuidado com a conjugação dos verbos.

8. Os pronomes “eu” e “nós”.

9. Não iniciar as frases com palavras sem sentido.

10. Evitar expressões viciosas.

11. Como corrigir a dicção.

12. O vocabulário ideal.

 

TIPO DE DISCURSO:

1. Discurso curto que convence.

 

TÉCNICAS QUE AJUDAM A CONVENCER (PERSUADIR):

1. Ethos (credibilidade), páthos (emoções) e logos (lógica).

2. Gatilhos mentais de persuasão.

3. Storytelling: a arte de contar histórias interessantes com a ajuda da PNL.

4. Rapport: a arte de criar sintonia com a banca e o público.

5. Linguagem hipnótica (PNL).

6. Metáforas (PNL).

7. Fala espelhada (PNL).

8. Transforme a chatice dos números em algo cativante.

9. Novidade: o cérebro ama aprender coisas novas.

 

O USO DO POWERPOINT E COMO MOSTRAR UMA IMAGEM:

1. O uso do PowerPoint.

2. Transforme a chatice dos números em algo cativante.

3. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro com as mãos.

4. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro colocado na parede.

 

ETAPAS DA PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:

1. Preparação em casa.

2. Informe-se sobre todos os detalhes.

3. Prepare-se para as perguntas.

4. Como criar um excelente roteiro.

5. Como ensaiar a apresentação em casa.

6. Apresente-se para amigos ou familiares e peça opiniões e críticas.

7. Após receber e analisar as opiniões e críticas, reveja a sua apresentação filmada.

8. Assista várias apresentações de TCC de outros colegas para saber como fazer e como será.

9. Conheça bem o local da apresentação e tenha sempre um plano “b”.

10. Envie um checklist para a coordenação do curso.

 

A PREPARAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DE UMA PALESTRA:

1. O tempo de apresentação de cada etapa.

2. Preparativos: o dia e o local da apresentação oral.

3. Como cumprimentar corretamente a banca, os professores e o público.

4. Fórmulas para elaborar (ordenar) a apresentação.

5. Introduções encantadoras que derrubam as resistências e captam a atenção.

6. O que não fazer na introdução.

7. Como desenvolver o assunto (fundamentação e argumentação).

8. A fala espelhada para facilitar o convencimento (PNL).

9. Facilite a compreensão com o uso de imagens; fábulas; parábolas; histórias breves; etc.

10. A ordem dos argumentos.

11. A refutação.

12. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.

13. O que não fazer na conclusão.

14. O uso da voz para uma conclusão memorável (encerrar com chave de ouro).

 

COMO RESPONDER PERGUNTAS:

1. Prepare-se para as perguntas.

2. Como proceder ao ouvir e ao responder perguntas.

3. O que fazer quando não entender o que foi perguntado.

4. Para quem olhar.

5. Tempo de resposta.

6. O que fazer quando não souber a resposta.

7. Como responder as perguntas de algibeira (ásperas).

8. Técnicas de rapport para lidar com posicionamentos contrários (PNL).

9. A fala espelhada para facilitar o convencimento (PNL).

10. Não interrompa nem critique o(a) professor(a) da banca que está fazendo a pergunta.

 

LEITURA EM PÚBLICO SEM A TRIBUNA:

1. Leitura em público, sem a tribuna.

 

COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE TCC POR VÍDEO CONFERÊNCIA (ONLINE):

1. Como olhar para a câmera.

2. O cuidado com os barulhos.

3. O cuidado com o microfone ligado.

4. O roteiro e as perguntas.

5. Os cuidados com a roupa.

6. Os cuidados ao falar sentado.

7. Postura ao falar sentado.

8. Como manter contato visual (espalhar o olhar) ao falar sentado.

9. Posições dos braços e mãos se estiver sentado numa cadeira com apoio para os braços.

10. Como gesticular sentado.

11. Como apoiar as mãos se estiver sentado em uma bancada.

IMPORTANTE: Se tiver interesse em fazer este curso e quiser saber o valor ou tirar outras dúvidas antes de se inscrever, clique no botão “Mais Informações” e preencha o formulário, colocando no campo “Mensagem” tudo o que você quer saber. Se preferir, envie um WhatsApp para o número (48) 99118-3438 e fale com o Coach e Professor Mário. Não perca mais tempo! As vagas são limitadas! Tire suas dúvidas e garanta já a sua vaga!

Depoimentos de Participantes