Trata-se dos Cursos de Nível 1 e de Nível 2 feitos em um único período, e, não, em épocas distintas. Este curso é extremamente completo e inclui técnicas de rapport; inteligência emocional; programação neurolinguística (PNL); técnicas de coaching em geral e técnicas de oratória.
PNL: MEDO; CRENÇAS LIMITADORAS; ESTIPULANDO METAS.
1. Estado atual.
2. Oratória não é um dom é prática.
3. O medo de falar em público e suas causas:
a) Atitude dos pais.
b) Comentários e brincadeiras de mau gosto.
c) Descaso do nosso sistema de ensino.
d) Sensação de exposição e avaliação.
e) Autossabotagem.
f) Crenças limitadoras e bloqueadoras.
I. Como criamos nosso modelo de mundo (crenças).
II. O estado mental e a oratória.
III. Passo a passo para vencer as crenças limitadoras.
4. Sintomas do medo.
5. Como vencer o medo:
a) Fazer um curso de oratória.
b) Treinar as técnicas de oratória.
c) Enfrentar o medo.
d) Não ver o público como julgador.
e) Não arrumar desculpas.
f) Vencer a autossabotagem.
g) O perigo das palavras “não” e “mas”.
h) Vencer as crenças limitantes.
i) Interpretar o passado, entender bloqueios e traumas e ressignificar.
6. Como controlar a preocupação:
a) Evitar o perfeccionismo.
b) Acostumar-se com a preocupação.
c) Pensamento positivo.
d) Preparar-se adequadamente.
7. Técnicas para reduzir a preocupação:
a) Vença as crenças limitantes.
b) Ressignifique acontecimentos.
c) Ancora.
d) Dissociação.
e) Reversão de ansiedade – NHR Neuro Hypnotic Repatternning.
f) Movimentação antes da apresentação (dissipar a adrenalina).
g) Respiração. 8. Coaching e PNL:
a) Estado atual X estado desejado.
b) Pirâmide dos níveis de consciência de competência.
c) As fases do aprendizado da arte de falar em público.
d) Autossugestão.
e) Exercício: Adquirindo e reforçando a confiança e a segurança.
f) Estipulando objetivos e metas: Modelo SMART.
g) Exercício de ressignificação.
h) Autossugestão.
i) Dicas para alcançar o sucesso na arte de falar em público.
j) Dicas para mudar o comportamento e falar bem em público.
9. Moldando o orador de sucesso.
10. Modelagem.
11. Auto avaliação.
MOMENTOS ANTERIORES DA FALA EM PÚBLICO:
1. Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.
2. Como agir quando você for chamado para se apresentar.
3. Falar em pé ou sentado?
ATITUDES DE UM EXCELENTE ORADOR:
1. Naturalidade.
2. Postura em pé.
3. Espalhar o olhar (contato visual) e a calibragem da PNL:
a) Rapport: A arte de criar sintonia com o público.
4. Posição das pernas.
5. Movimentação ao se apresentar.
6. Credibilidade do orador.
POSIÇÃO DOS BRAÇOS E DAS MÃOS, FORMAS DE GESTICULAR E O SEMBLANTE:
1. Posições corretas dos braços e das mãos ao gesticular:
a) Como gesticular corretamente.
b) Os tipos de gestos.
c) Os cuidados com os gestos inconscientes.
2. Semblante.
ATITUDES E CUIDADOS PARA OBTER SUCESSO NA APRESENTAÇÃO:
1. Utilizar as pessoas da plateia nos exemplos.
2. Ter e saber usar a criatividade:
a) Criatividade nas situações adversas.
b) Criatividade para reconquistar e manter a atenção dos espectadores.
c) Criatividade para convencer.
3. Utilizar o bom humor com elegância:
a) Os perigos das piadas.
b) Brincadeiras ofensivas e de mau gosto.
c) Aproveitar uma situação engraçada do momento.
d) Brincar consigo mesmo, não se levando muito a sério.
4. Saber ouvir (escuta ativa).
5. Utilizar uma roupa adequada para você e ao mesmo tempo para a circunstância.
6. Cuidados com a aparência.
FATORES QUE AJUDAM A CONVENCER (PERSUADIR):
1. Discurso curto que convence.
2. Storytelling: a arte de contar histórias interessantes com a ajuda da PNL.
3. Concisão e clareza: fale tudo o que é necessário, mas com o menor número de palavras.
4. Gatilhos mentais de persuasão.
5. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro.
O QUE É BENÉFICO E O QUE É PREJUDICIAL NA APRESENTAÇÃO:
1. O que é benéfico na apresentação:
a) Ser carismático e simpático (capriche no sorriso espontâneo).
b) Chamar sempre as pessoas pelo nome.
c) Ser humilde.
2. O que é prejudicial na apresentação:
a) Contar piadas.
b) Distrair o público.
c) Segurar objetos quando eles não estão sendo utilizados.
d) Objetos de adorno.
e) Vestuário inadequado.
f) Falar excessivamente (ser prolixo).
g) Contar vantagem (gabar-se de algo).
ATITUDES DO PÚBLICO DURANTE A APRESENTAÇÃO E O USO DO POWERPOINT:
1. O uso do PowerPoint.
a) Transmita as informações de um jeito inovador: transforme a chatice dos números em animações cativantes.
2. Como agir quando o público conversar.
3. Como agir quando o público aplaudir.
4. Como agir quando o público rir ou gargalhar.
5. Microfone de mão, sem fio.
OS VÍCIOS DE LINGUAGEM (ORATÓRIA) E A FALA DE IMPROVISO INESPERADO:
1. Como agir quando tiver um branco (lapso de memória).
2. Como eliminar os sons desagradáveis: hãããmmm…; ééé…; huuummm…
3. Como eliminar as perguntas cacoetes: né?; tá?; sabe?; tá ligado?; compreendesse?; etc.
4. Fala de improviso inesperado.
A VOZ E A FALA:
1. Como a voz funciona.
2. Aquecendo a voz.
3. Exercícios para musculatura facial.
4. Respiração e cuidados com a voz.
5. Modelando e trabalhando a voz e a fala:
a) Intensidade da voz.
b) Projete sua voz.
c) Imposte sua voz.
d) Velocidade da fala.
e) Pausas.
f) Entonação.
g) Ênfase.
h) Entusiasmo.
i) Emoção.
j) Falar sílaba por sílaba.
k) Ritmo: A vitamina.
VOCABULÁRIO:
1. Vocabulário:
2. O que fazer para ampliar o vocabulário.
3. Palavrões.
4. Termos específicos.
5. Siglas.
6. Concordâncias.
7. O cuidado com a conjugação dos verbos.
8. Os pronomes “eu” e “nós”.
9. Não inicie as frases com palavras sem sentido.
10. Evite expressões viciosas.
11. O vocabulário ideal.
12. Como corrigir a dicção?
13. Trava-língua.
ETAPAS DA PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:
1. Preparação em casa: breves comentários.
2. Determine seu objetivo com a apresentação:
a) Informar.
b) Entreter.
c) Promover-se.
d) Persuadir e motivar.
3. Informe-se sobre todos os detalhes.
4. Escolher um bom tema para o trabalho (apresentação).
5. Delimitar o tema.
6. Conhecer melhor o público para direcionar o assunto às suas necessidades.
7. A faixa etária do público:
a) Público infantil
b) Público jovem.
c) Público adulto.
d) Público idoso.
8. O nível cultural do público:
a) Público culto.
b) Público inculto.
9. Estilos de público:
a) Público amistoso.
b) Público indiferente ou apático.
c) Público hostil.
d) Desatento ou distraído.
10. Pesquisar.
11. Trabalho escrito.
12. Prepare-se para as perguntas.
13. Escolha um título que chama muito a atenção.
14. Releia seu trabalho várias vezes, em dias diferentes.
15. Crie um roteiro.
16. Ensaie muito em casa.
17. Apresente-se para amigos e/ou familiares: aceite críticas e reveja sua apresentação filmada.
18. Conheça bem o local da apresentação e tenha sempre um plano “b”.
19. Envie um checklist para a organização do evento.
20. O tempo ideal de uma apresentação.
A PREPARAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DE UMA PALESTRA:
1. Apresentação oral:
a) O tempo de apresentação de cada etapa.
b) Preparativos: O dia e o local da apresentação oral.
2. Como cumprimentar corretamente.
3. O que não fazer na introdução:
a) Iniciar com piadas.
b) Iniciar se desculpando.
c) Fazer uma pergunta quando não deseja uma resposta.
d) Se posicionar a respeito de um assunto polêmico ou controvertido.
e) Começar com palavras inconsistentes.
f) Usar chavões ou frases feitas.
4. Como desenvolver o assunto (fundamentação e argumentação):
a) Fórmulas para elaborar (ordenar) o discurso.
b) Técnicas de rapport para lidar com posicionamentos contrários.
c) Técnicas de fala espelhada (PNL) para facilitar o convencimento.
d) Fundamentando com citações, teses, jurisprudência, estatísticas, demonstrações, imagens, analogias, vídeos e fotos, casos pessoais, casos práticos, exemplos, notícias de jornais e revistas, objetos, etc.
e) Técnica Monroe de persuasão.
f) Facilite a compreensão com o uso de imagens; fábulas; parábolas; histórias breves.
g) A ordem dos argumentos.
h) A refutação.
5. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.
a) Informe que vai encerrar.
b) Recapitulação breve.
c) O uso correto da voz para encerrar com chave de ouro.
d) O que não fazer na conclusão.
6. Os tipos de microfones e seus usos: a) Microfone de lapela. b) Microfone Headset.
COMO RESPONDER PERGUNTAS:
1. O momento apropriado para as perguntas.
2. Combine como proceder na sessão de perguntas.
3. Prepare-se para as perguntas.
4. Evite atropelos.
5. Não interrompa.
6. Não critique a pergunta nem demonstre desaprovação.
7. O que fazer quando não entender o que foi perguntado.
8. Sua atitude ao responder uma pergunta.
9. Para quem olhar.
10. Como agir neste momento.
11. Tempo de resposta.
12. O que fazer quando não souber a resposta?
13. Como responder as perguntas de algibeira (ásperas).
14. Microfone de mão, com fio.
LEITURA EM PÚBLICO, USO DA TRIBUNA (PÚLPITO), MICROFONES, DISCURSO DE HOMENAGEM E COMO APRESENTAR UM PALESTRANTE:
1. Mestre de cerimônias: Como apresentar corretamente um palestrante.
2. Discurso de homenagem.
3. Como utilizar a tribuna para fazer um discurso lido.
4. Como utilizar a tribuna, sem precisar ler.
5. Microfone Gooseneck chamado de microfone de mesa (cabo flexível).
6. Leitura em público, sem a tribuna.
7. Como ler sem a tribuna, em um microfone de pedestal.
8. Microfone de pedestal.
COMO PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA:
1. Entrevista na televisão.
a) Os cuidados ao falar sentado.
b) Postura ao falar sentado.
c) Espalhar o olhar.
d) Como gesticular sentado.
e) Posições dos Braços e Mãos se estiver sentado numa cadeira com apoio para os braços.
f) Como participar de uma entrevista
g) A maneira correta de olhar para a câmera numa entrevista na televisão.
h) Como apoiar as mãos se estiver sentado em uma bancada.
DEBATE:
1. Como se preparar e como participar de um debate.
2. A arte de ouvir para vencer.
3. Como usar a criatividade.
4. Para onde olhar? Para o opositor? Para a câmera?
5. Perguntas inteligentes para derrubar argumentos e ganhar a causa.
6. Saiba qual pergunta fazer a cada opositor.
7. Como utilizar o roteiro e fazer anotações durante o debate.
8. Como argumentar, fundamentar e defender suas teses.
9. Como lidar com: ironias, ataques e interrupções de sua fala pelo adversário.
10. Maneira correta de argumentar.
11. Interprete a intenção ou pensamento do adversário, por meio dos gestos e do semblante.
12. Como agir quando o público vaiar.
COMO CONDUZIR UM PODCAST:
1. Como apresentar o entrevistado.
2. Atitudes do bom orador:
a) Os cuidados com as pernas ao falar sentado.
b) Postura ao falar sentado.
c) Espalhar o olhar.
d) Posições dos Braços e Mãos se estiver sentado numa cadeira com apoio para os braços.
e) Como gesticular sentado.
f) Como apoiar as mãos se estiver sentado em uma bancada.
g) A naturalidade.
3. Como preparar a entrevista.
4. Como criar Rapport com o entrevistado.
5. A maneira correta de olhar para a câmera numa entrevista.
DISCURSO DE AGRADECIMENTO E COMO FAZER UM VÍDEO PARA O YOUTUBE E REALIZAR UMA LIVE:
1. Discurso de agradecimento.
2. Como fazer um vídeo para o Youtube e realizar uma live.
Ele pode melhorar a habilidade de se expressar claramente em reuniões, apresentações e negociações, facilitando o crescimento profissional. Uma boa comunicação é essencial para liderar equipes, fechar negócios e se destacar em qualquer carreira.
Um curso de oratória ensina técnicas de respiração, planejamento prévio e prática constante para lidar com o medo. Também incentiva a familiarização com o ambiente e a mentalização positiva antes de discursos, além de focar na preparação do conteúdo.
Ao escolher um curso, é importante verificar:
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