Curso de Oratória Nível 1

CONHEÇA O CURSO:

Curso para aprender todas as teorias, técnicas e práticas básicas de oratória, como: vencer o medo de falar em público; reduzir e controlar a preocupação durante a apresentação; apresentar-se adequadamente (postura, mãos, pernas, gestos, olhar, etc.); saber como preparar suas apresentações e apresentá-las oralmente e; responder as perguntas da plateia. Este curso poderá ser feito isoladamente, sem precisar fazer o Curso de Nível 2.

Este curso é ideal para todos que queiram: perder a timidez e o medo de falar em público; convencer e persuadir a plateia; criar engajamento com o público; dominar as técnicas de uma excelente apresentação de trabalho escolar ou acadêmico e; ministrar palestras de alto impacto.

 

DETALHES SOBRE O CURSO:

  • Número de aulas: 06.
  • Carga horária: 20 horas/aula.
  • Número de práticas: No mínimo 30, dentre práticas individuais e em grupo. Não confunda práticas com técnicas. Práticas são apresentações e, as técnicas, são ensinamentos sobre cada conteúdo. Neste curso serão ensinadas aproximadamente 100 técnicas de Oratória, Coaching e PNL. 
  • Mínimo e máximo de participantes por turma: Mínimo 06 e máximo 10.
  • Número de horas de cada aula: 03h15min.
  • Intervalo: 15 minutos.
  • Livro e apostila: O(a) participante ganhará o livro do professor “Como Gostar de Falar em Público e Obter Sucesso” e mais uma apostila com conteúdo complementar.
  • Modalidade: Presencial.

 

O QUE SERÁ ENSINADO:

 

COMO VENCER O MEDO E AS CRENÇAS LIMITANTES E CONTROLAR A PREOCUPAÇÃO:

1. Estado atual x Estado desejado.

2. Oratória é um dom?

3. Pirâmides do processo de aprendizagem e das competências de oratória.

4. O medo de falar em público: seus sintomas, suas causas e suas consequências.

5. O que são as crenças limitantes e a autossabotagem.

6. Como vencer as crenças limitantes e a autossabotagem.

7. Os recursos de PNL.

8. A técnica da ancoragem para conquistar o estado emocional positivo.

9. Como vencer o medo de falar em público.

10. Como reduzir e controlar a ansiedade e a preocupação.

11. A posição do poder para aumentar a sensação de controle e domínio.

12. PNL: Técnica da modelagem.

13. A autossugestão.

14. O caminho percorrido entre o medo e a preocupação.

15. Dicas para alcançar o sucesso na arte de falar em público.

16. Auto avaliação.

 

MOMENTOS ANTERIORES DA FALA EM PÚBLICO:

1. Respiração.

2. Movimentação antes da apresentação (dissipar a adrenalina).

3. Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.

4. Como agir quando você for chamado para se apresentar.

5. Falar em pé ou sentado?

6. O sorriso sincero e amigável que conecta orador e público.

 

ATITUDES DE UM EXCELENTE ORADOR:

1. Naturalidade.

2. Postura em pé.

3. Espalhar o olhar (contato visual) e a calibragem da PNL.

4. Posição das pernas.

5. Movimentação ao se apresentar.

 

POSIÇÃO DOS BRAÇOS E DAS MÃOS, FORMAS DE GESTICULAR E O SEMBLANTE:

1. Posições corretas dos braços e das mãos ao gesticular:

2. Como gesticular corretamente.

3. Os tipos de gestos.

4. Os cuidados com os gestos inconscientes.

5. Semblante.

 

COMO USAR OS DIVERSOS TIPOS DE MICROFONE:

1. Microfone de mão, sem fio.

2. Microfone de mão, com fio.

3. Microfone de lapela.

4. Microfone Headset.

 

ATITUDES E CUIDADOS PARA OBTER SUCESSO NA APRESENTAÇÃO:

1. Utilizar as pessoas da plateia nos exemplos.

2. Como usar a criatividade nas mais diversas situações.

3. Saber ouvir (escuta ativa).

4. Cuidados com a aparência.

5. Utilizar o bom humor com elegância.

6. Os perigos das piadas e das brincadeiras ofensivas e de mau gosto.

7. Utilizar uma roupa adequada para você e ao mesmo tempo para a circunstância.

 

O QUE É BENÉFICO NA APRESENTAÇÃO:

1. O poder do carisma e do sorriso.

2. O nome do ouvinte é a palavra mágica.

3. Humildade que conecta.

 

O QUE É PREJUDICIAL NA APRESENTAÇÃO:

1. Contar piadas.

2. Distrair o público.

3. Segurar objetos quando eles não estão sendo utilizados.

4. Objetos de adorno.

5. Vestuário inadequado.

6. Falar excessivamente (ser prolixo).

7. Contar vantagem (gabar-se de algo).

 

ATITUDES DO PÚBLICO DURANTE A APRESENTAÇÃO:

1. Como agir quando o público conversar.

2. Como agir quando o público aplaudir.

3. Como agir quando o público rir ou gargalhar.

 

OS VÍCIOS DE LINGUAGEM (ORATÓRIA) E A FALA DE IMPROVISO INESPERADO:

1. Como agir quando tiver um branco (lapso de memória).

2. Como eliminar os sons desagradáveis: hãããmmm…; ééé…; huuummm…

3. Como eliminar as perguntas cacoetes: né?; tá?; sabe?; tá ligado?; compreendesse?; etc.

4. Fala de improviso inesperado.

 

A VOZ E A FALA:

1. Como a voz funciona.

2. Aquecendo a voz.

3. Exercícios para musculatura facial.

4. Respiração e cuidados com a voz.

5. Modulação da voz:

a) Intensidade da voz.

b) Como projetar a voz.

c) Como impostar a voz.

d) Velocidade da fala.

e) Pausas.

f) Entonação.

g) Ênfase.

h) Entusiasmo.

i) Emoção.

j) Falar sílaba por sílaba.

k) Ritmo: A vitamina.

 

VOCABULÁRIO:

1. Concisão e clareza.

2. O que fazer para ampliar o vocabulário.

3. Palavrões.

4. Termos específicos.

5. Siglas.

6. Concordâncias.

7. O cuidado com a conjugação dos verbos.

8. Os pronomes “eu” e “nós”.

9. Não iniciar as frases com palavras sem sentido.

10. Evitar expressões viciosas.

11. Como corrigir a dicção.

12. O vocabulário ideal.

 

TIPO DE DISCURSO:

1. Discurso curto que convence – repassar aprendizado.

 

FATORES QUE AJUDAM A CONVENCER (PERSUADIR):

1. Ethos (credibilidade), páthos (emoções) e logos (lógica).

2. Gatilhos mentais de persuasão.

3. Storytelling: a arte de contar histórias interessantes com a ajuda da PNL.

4. Rapport: a arte de criar sintonia com o público.

5. PNL: Metamodelo de Linguagem.

6. PNL: Linguagem Hipnótica.

7. PNL: Metáforas.

8. PNL: A Fala Espelhada.

9. Transforme a chatice dos números em algo cativante.

10. Novidade: o cérebro ama aprender coisas novas.

 

O USO DO POWERPOINT E COMO MOSTRAR UMA IMAGEM:

1. O uso do PowerPoint.

2. Transforme a chatice dos números em algo cativante.

3. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro com as mãos.

4. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro colocado na parede.

 

ETAPAS DA PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:

1. Preparação em casa.

2. Determine seu objetivo com a apresentação.

3. Informe-se sobre todos os detalhes.

4. Escolher um bom tema para o trabalho (apresentação).

5. Delimitar o tema.

6. Conhecer melhor o público para direcionar o assunto às suas necessidades.

7. A faixa etária do público.

8. O nível cultural do público.

9. Estilos de público.

10. Pesquisar.

11. Trabalho escrito.

12. Prepare-se para as perguntas.

13. Escolha um título que chama muito a atenção.

14. Releia seu trabalho várias vezes, em dias diferentes.

15. Como criar um excelente roteiro.

16. Como ensaiar a apresentação em casa.

17. Apresente-se para amigos ou familiares e peça opiniões e críticas.

18. Após receber e analisar as opiniões e críticas, reveja a sua apresentação filmada.

19. Conheça bem o local da apresentação e tenha sempre um plano “b”.

20. Envie um checklist para a organização do evento.

21. O tempo ideal de uma apresentação.

 

A PREPARAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DE UMA PALESTRA:

1. O tempo de apresentação de cada etapa.

2. Preparativos: o dia e o local da apresentação oral.

3. Como cumprimentar corretamente.

4. Fórmulas para elaborar (ordenar) o discurso.

5. Introduções encantadoras que derrubam as resistências e captam a atenção.

6. O que não fazer na introdução.

7. Como desenvolver o assunto (fundamentação e argumentação).

8. A Fala Espelhada (PNL) para facilitar o convencimento.

9. Técnica Monroe de persuasão.

10. Facilite a compreensão com o uso de imagens; fábulas; parábolas; histórias breves; etc.

11. A ordem dos argumentos.

12. A refutação.

13. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.

14. O que não fazer na conclusão.

15. O uso da voz para uma conclusão memorável (encerrar com chave de ouro).

 

COMO RESPONDER PERGUNTAS:

1. O momento apropriado para as perguntas.

2. Combine como proceder na sessão de perguntas.

3. Prepare-se para as perguntas.

4. Evite atropelos.

5. Como proceder ao ouvir e ao responder perguntas.

6. O que fazer quando não entender o que foi perguntado.

7. Para quem olhar.

8. Tempo de resposta.

9. O que fazer quando não souber a resposta.

10. Como responder as perguntas de algibeira (ásperas).

11. Técnicas de rapport para lidar com posicionamentos contrários.

12. Relembrando a técnica de fala espelhada (PNL).

IMPORTANTE: Se tiver interesse em fazer este curso e quiser saber o valor ou tirar outras dúvidas antes de se inscrever, clique no botão “Mais Informações” e preencha o formulário, colocando no campo “Mensagem” tudo o que você quer saber. Se preferir, envie um WhatsApp para o número (48) 99118-3438 e fale com o Coach e Professor Mário. Não perca mais tempo! As vagas são limitadas! Tire suas dúvidas e garanta já a sua vaga!

Depoimentos de Participantes