Destinado àqueles que pretendem aprender as técnicas básicas de oratória; vencer o medo de falar em público; reduzir e controlar a preocupação de falar em público; apresentar-se adequadamente (postura, mãos, pernas, gestos, olhar, etc.) e; saber como preparar suas apresentações e apresentá-las oralmente. Ideal para aqueles que precisarão apresentar trabalhos escolares ou acadêmicos; apresentar monografias; ministrar palestras e lecionar. Este curso poderá ser feito isoladamente, sem precisar fazer o Curso de Nível 2.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
Prática 1.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
2. Seu estado atual.
3. O medo de falar em público:
a) O que é o medo.
b) As causas do medo.
c) Sintomas do medo.
d) Como vencer o medo de falar em público e controlar a preocupação.
4. A inteligência emocional. Coaching: Alterar a voz interna negativa para positiva e vencer as crenças limitantes.
5. Momento de reflexão.
6. Visualizando o futuro.
7. O poder da ressignificação: Entendendo bloqueios e traumas. Ressignificar e evoluir.
8. Pirâmide dos níveis de aprendizado da arte de falar em público.
9. As fases do aprendizado da arte de falar em público.
10. Entendendo o processo de coaching.
11. Vamos evoluir?
12. Moldando o orador de sucesso.
13. O perigo da palavra não para o seu sucesso como orador.
14. Auto avaliação.
Prática 2.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
2. Naturalidade.
3. Vocabulário:
a) A pronúncia correta das palavras.
b) O uso de siglas.
c) Os cuidados com termos específicos.
d) O uso dos pronomes “eu” e “nós”.
e) O cuidado com as concordâncias.
f) O cuidado com a conjugação dos verbos.
g) Como corrigir a dicção e ampliar o vocabulário.
h) O vocabulário ideal.
4. Momentos pré-apresentação: Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.
5. Como agir quando você for chamado para se apresentar.
6. O roteiro de uma apresentação.
7. Formas encantadoras de fazer uma introdução: Captando a atenção do público.
Prática 3.
8. Postura.
9. Pernas.
10. Espalhar o olhar.
11. Semblante.
12. Vícios de oratória:
a) Branco: Como agir quando tiver um branco (lapso de memória).
b) Sons desagradáveis: Hãããmmm…; Ééé…; Huuummm…
c) Perguntas nos finais de frases: Né?; Tá?; Tais entendendo?; Fui claro?; Sabe?; Tá ligado?; Compreendesse?; etc.
Prática 4.
13. Fala de improviso inesperado.
14. Como cumprimentar informalmente.
15. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.
Prática 5.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
Ensaio com a apostila 1: Treinar as técnicas de gestos, as posições dos braços e das mãos e a fisionomia.
2. PNL – Como criar e manter Rapport: A arte de criar sintonia com o público.
3. Gestos.
4. Posições dos braços e mãos ao gesticular.
5. Movimentação ao se apresentar.
6. Storytelling: A arte de contar histórias interessantes.
7. Discurso curto: O que a vida lhe ensinou.
8. O que é benéfico e o que é prejudicial em uma apresentação em público:
a) Roupa e aparência.
b) O cuidado com os acessórios e a maquiagem.
c) Criatividade.
d) Saber ouvir.
e) Carisma.
f) Chamar sempre as pessoas pelo nome.
g) Falar em pé ou sentado?
h) Objetos e o uso na apresentação.
Prática 6.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
Ensaio com a apostila 2: O uso da fala e da voz.
2. Como a voz funciona.
3. Aquecendo a voz.
4. Respiração e cuidados com a voz.
5. Intensidade da voz.
6. Projete sua voz.
7. Imposte sua voz.
8. Velocidade da fala.
9. Pausas.
10. Entonação.
11. Ênfase.
12. Entusiasmo e emoção.
13. Falar sílaba por sílaba.
14. Ritmo: A vitamina.
Prática 7.
15. Trava-língua: Corrigindo a dicção.
Ensaio com telão e apostila 3: Trava-língua.
16. O humor elegante X piada.
17. Como utilizar o microfone de mão sem fio.
Prática 8.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
2. Como mostrar uma gravura, imagem e quadro.
3. O uso do PowerPoint.
Prática 9.
4. Preparativos: Preparação e apresentação de palestra ou trabalho.
5. Fórmulas para elaborar o discurso:
a) Causas X Consequências.
b) Vantagens X desvantagens.
c) Problema X solução.
6. Como desenvolver o assunto: Fundamentação, argumentação e refutação.
7. Discurso de agradecimento.
8. Coaching: Técnicas de modelagem.
Prática 10.
Relaxamento: Sempre no início das aulas.
1. Coaching: Seja sincero consigo.
2. Apresentações finais.
Prática 11.
3. Discursos finais.
Prática 12.
Ele pode melhorar a habilidade de se expressar claramente em reuniões, apresentações e negociações, facilitando o crescimento profissional. Uma boa comunicação é essencial para liderar equipes, fechar negócios e se destacar em qualquer carreira.
Um curso de oratória ensina técnicas de respiração, planejamento prévio e prática constante para lidar com o medo. Também incentiva a familiarização com o ambiente e a mentalização positiva antes de discursos, além de focar na preparação do conteúdo.
Ao escolher um curso, é importante verificar:
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