Curso de Oratória Nível 2

CONHEÇA O CURSO:

Destinado àqueles que já possuem o conhecimento das técnicas básicas de oratória (Curso de Oratória Nível 1). Neste curso, os participantes conhecerão, detalhadamente, as diversas formas de apresentação, tais como: leitura em público; discurso de homenagem; debate; entrevista; dentre outras formas de apresentação. Este curso não poderá ser feito isoladamente, ou seja, o (a) aluno (a) não terá como opção fazer apenas o Curso de Oratória Nível 2, pois este é uma continuação do Curso de Oratória Nível 1.

 

PARA QUEM O CURSO É INDICADO:

  • Para aqueles que já fizeram o Curso de Oratória Nível 1 e querem aprender as apresentações específicas como: leitura em público; debate; a arte de responder perguntas; como realizar uma palestra de alto impacto e como participar de uma entrevista.
  • Ideal para advogados pois, ensinará como proceder na sustentação oral, como utilizar a tribuna de maneira correta e o microfone Gooseneck (de cabo flexível); como participar de debates, etc.
  • Importantíssimo para políticos e candidatos à vida política, pois ensina diversas técnicas utilizadas no dia a dia dessa atividade, desde o uso da tribuna tão frequentemente utilizada na vida política (discursos e falas nas Câmaras de Vereadores; Câmara Federal, Senado); a leitura em público com e sem a tribuna (a leitura ocorre no discurso de posse e demais discursos da vida pública); como participar corretamente de debates (especialmente no período eleitoral) para conseguir o voto almejado; como participar de entrevistas e muito mais.
  • Excelente para médicos e profissionais que queiram divulgar seus conhecimentos por meio de palestras, conferências e treinamentos.
  • Jornalistas que queiram aprimorar sua capacidade de comunicação e conhecer técnicas para bem interagir com seus telespectadores e se aprimorar no uso da tribuna; na leitura em público com e sem a tribuna e estar apto a conduzir com maestria debates políticos.

 

DETALHES SOBRE O CURSO:

  • Número de aulas: 06.
  • Carga horária: 19 horas/aula.
  • Número de práticas: 25.
  • Mínimo e máximo de participantes por turma: 10.
  • Número de horas de cada aula: 03h15min.
  • Intervalo: 15 minutos.
  • Livro: Não há, pois, este curso é uma continuação do Curso de Oratória de Nível 1 (quem fez o curso Nível 1 já ganhou o livro).
  • Modalidade: Presencial.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

RELEMBRANDO: MOMENTOS ANTERIORES DA FALA EM PÚBLICO:

1. Respiração.

2. Movimentação antes da apresentação (dissipar a adrenalina).

3. Os cuidados quando estiver esperando sua vez de se apresentar.

4. Como agir quando você for chamado para se apresentar.

5. Falar em pé ou sentado?

6. O sorriso sincero e amigável que conecta orador e público.

 

RELEMBRANDO: ATITUDES DE UM EXCELENTE ORADOR:

1. Naturalidade.

2. Postura em pé.

3. Espalhar o olhar (contato visual) e a calibragem da PNL:

a) Rapport: A arte de criar sintonia com o público.

4. Posição das pernas.

5. Movimentação ao se apresentar.

6. Credibilidade do orador.

7. O roteiro de uma apresentação.

8. Técnica Monroe de persuasão.

 

POSIÇÃO DOS BRAÇOS E DAS MÃOS, FORMAS DE GESTICULAR E O SEMBLANTE:

1. Posições corretas dos braços e das mãos ao gesticular:

a) Como gesticular corretamente.

b) Os tipos de gestos.

c) Os cuidados com os gestos inconscientes.

2. Semblante.

 

ATITUDES E CUIDADOS PARA OBTER SUCESSO NA APRESENTAÇÃO:

1. Utilizar as pessoas da plateia nos exemplos.

2. Ter e saber usar a criatividade:

a) Criatividade nas situações adversas.

b) Criatividade para reconquistar e manter a atenção dos espectadores.

c) Criatividade para convencer.

3. Utilizar o bom humor com elegância:

a) Os perigos das piadas.

b) Brincadeiras ofensivas e de mau gosto.

c) Aproveitar uma situação engraçada do momento.

d) Brincar consigo mesmo, não se levando muito a sério.

4. Saber ouvir (escuta ativa).

5. Utilizar uma roupa adequada para você e ao mesmo tempo para a circunstância. 

6. Cuidados com a aparência.

7. Concisão e clareza: fale tudo o que é necessário, mas com o menor número de palavras.

 

A VOZ E A FALA:

1. Como a voz funciona.

2. Aquecendo a voz.

3. Exercícios para musculatura facial.

4. Respiração e cuidados com a voz.

5. Modelando e trabalhando a voz e a fala:

a) Intensidade da voz.

b) Projete sua voz.

c) Imposte sua voz.

d) Velocidade da fala.

e) Pausas.

f) Entonação.

g) Ênfase.

h) Entusiasmo.

i) Emoção.

j) Falar sílaba por sílaba.

k) Ritmo: A vitamina.

6. Microfone de mão, com fio.

 

COMO RESPONDER PERGUNTAS:

1. O momento apropriado para as perguntas.

2. Combine como proceder na sessão de perguntas.

3. Prepare-se para as perguntas.

4. Evite atropelos.

5. Não interrompa.

6. Não critique a pergunta nem demonstre desaprovação.

7. O que fazer quando não entender o que foi perguntado.

8. Sua atitude ao responder uma pergunta.

9. Para quem olhar.

10. Como agir neste momento.

11. Tempo de resposta.

12. O que fazer quando não souber a resposta?

13. Como responder as perguntas de algibeira (ásperas).

 

LEITURA EM PÚBLICO, O USO DA TRIBUNA (PÚLPITO) E A UTILIZAÇÃO DOS MICROFONES: 

1. Mestre de cerimônias: Como apresentar corretamente um palestrante.

2. Discurso de homenagem.

3. Como utilizar a tribuna para fazer um discurso lido.

4. Como utilizar a tribuna, sem precisar ler.

5. Leitura em público, sem a tribuna.

6. Como ler sem a tribuna, em um microfone de pedestal.

7. Microfone de pedestal.

8. Microfone Gooseneck chamado de microfone de mesa (cabo flexível).

 

COMO PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA NA TELEVISÃO:

1. Entrevista na televisão.

a) Os cuidados ao falar sentado.

b) Postura ao falar sentado.

c) Espalhar o olhar.

d) Como gesticular sentado.

e) Posições dos Braços e Mãos se estiver sentado numa cadeira com apoio para os braços.

f) Como participar de uma entrevista

g) A maneira correta de olhar para a câmera numa entrevista na televisão.

h) Como apoiar as mãos se estiver sentado em uma bancada.

 

COMO CONDUZIR UM PODCAST:

1. Como apresentar o entrevistado.

2. Atitudes do bom orador:

a) Os cuidados com as pernas ao falar sentado.

b) Postura ao falar sentado.

c) Espalhar o olhar.

d) Posições dos Braços e Mãos se estiver sentado numa cadeira com apoio para os braços.

e) Como gesticular sentado.

f) Como apoiar as mãos se estiver sentado em uma bancada.

g) A naturalidade.

3. Como preparar a entrevista.

4. Como criar Rapport com o entrevistado.

5. A maneira correta de olhar para a câmera numa entrevista.

 

DEBATE:

1. Debate.

2. Como agir quando o público vaiar.

3. Como se preparar e como participar de um debate.

4. A arte de ouvir para vencer.

5. Como usar a criatividade.

6. Para onde olhar? Para o opositor? Para a câmera?

7. Perguntas inteligentes para derrubar argumentos e ganhar a causa.

8. Saiba qual pergunta fazer a cada opositor.

9. Como utilizar o roteiro e fazer anotações durante o debate.

10. Como argumentar, fundamentar e defender suas teses.

11. Como lidar com: ironias, ataques e interrupções de sua fala pelo adversário.

12. Interprete a intenção ou pensamento do adversário, por meio dos gestos e do semblante.

 

DISCURSO DE AGRADECIMENTO, VÍDEO PARA O YOUTUBE E COMO REALIZAR UMA LIVE: 

1. Discurso de agradecimento.

2. Como fazer um vídeo para o Youtube e realizar uma live.

 

ETAPAS DA PREPARAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:

1. Preparação em casa: breves comentários.

2. Determine seu objetivo com a apresentação:

a) Informar.

b) Entreter.

c) Promover-se.

d) Persuadir e motivar.

3. Informe-se sobre todos os detalhes.

4. Escolher um bom tema para o trabalho (apresentação).

5. Delimitar o tema.

6. Conhecer melhor o público para direcionar o assunto às suas necessidades.

7. A faixa etária do público:

a) Público infantil

b) Público jovem.

c) Público adulto.

d) Público idoso.

8. O nível cultural do público:

a) Público culto.

b) Público inculto.

9. Estilos de público:

a) Público amistoso.

b) Público indiferente ou apático.

c) Público hostil.

d) Desatento ou distraído.

10. Pesquisar.

11. Trabalho escrito.

12. Prepare-se para as perguntas.

13. Escolha um título que chama muito a atenção.

14. Releia seu trabalho várias vezes, em dias diferentes.

15. Crie um roteiro.

16. Ensaie muito em casa.

17. Apresente-se para amigos e/ou familiares: aceite críticas e reveja sua apresentação filmada.

18. Conheça bem o local da apresentação e tenha sempre um plano “b”.

19. Envie um checklist para a organização do evento.

20. O tempo ideal de uma apresentação.

 

A APRESENTAÇÃO DE UMA PALESTRA:

1. Apresentação oral:

a) O tempo de apresentação de cada etapa.

b) Preparativos: O dia e o local da apresentação oral.

2. Como cumprimentar corretamente:

a) Como cumprimentar informalmente.

b) Como cumprimentar formalmente.

3. Introdução: Formas encantadoras de fazer uma introdução: captando a atenção do público.

3.1. O que não fazer na introdução:

a) Iniciar com piadas.

b) Iniciar se desculpando.

c) Fazer uma pergunta quando não deseja uma resposta.

d) Se posicionar a respeito de um assunto polêmico ou controvertido.

e) Começar com palavras inconsistentes.

f) Usar chavões ou frases feitas.

3.2. Fórmulas para elaborar (ordenar) o discurso.

4. Como desenvolver o assunto (fundamentação e argumentação):

a) Técnicas de rapport para lidar com posicionamentos contrários.

b) Técnicas de fala espelhada (PNL) para facilitar o convencimento.

c) Fundamentando com citações, teses, jurisprudência, estatísticas, demonstrações, imagens, analogias, vídeos e fotos, casos pessoais, casos práticos, exemplos, notícias de jornais e revistas, objetos, etc.

d) Facilite a compreensão com o uso de imagens; fábulas; parábolas; histórias breves.

e) A ordem dos argumentos.

f) A refutação.

5. Como concluir de forma correta e deixar uma mensagem na mente dos espectadores.

a) Informe que vai encerrar.

b) Recapitulação breve.

c) O uso correto da voz para encerrar com chave de ouro.

d) Formas de concluir.

e) O que não fazer na conclusão.

6. Microfone de lapela.

7. Microfone Headset.

Depoimentos de Participantes

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