O plano “b” para ter sucesso em uma apresentação oral em equipe, na escola ou faculdade.

Quero mencionar um cuidado a ser tomado quando precisar apresentar trabalhos em grupo. O plano “b”, nessas situações, também é muito valioso.

Quando você fizer um trabalho em equipe, seja na escola ou na faculdade, além de estudar e preparar a sua parte, estude e prepare também a parte de seus colegas, pois pode ocorrer algum imprevisto, como no caso prático a seguir.

Caso prático: Prepare-se para o inusitado!

Certa vez, o professor de Filosofia pediu que a minha turma fizesse um trabalho e dividiu a classe em grupos de cinco pessoas.

Em casa, preparei minha fala (apresentação), mas também estudei e preparei a apresentação de cada um de meus colegas, para o caso de alguma eventualidade, como, por exemplo, alguém faltar no dia.

Deu um trabalhão e foi demasiadamente cansativo! Mas, valeu à pena!

No dia da apresentação (na aula que antecedia a apresentação do trabalho), notei que ninguém do meu grupo estava em sala de aula. Porém, não me preocupei, pois antes do meu grupo, teria a apresentação de outras duas equipes.

A aula de Filosofia iniciou e nada de meus colegas de trabalho chegar.

O segundo grupo terminou a apresentação e o professor disse: “Agora é o grupo do Mário”.

Vendo que só eu estava em sala, disse: “Professor, ninguém do meu grupo chegou até agora”. Então o professor disse: “Não tem problema! Apresente a sua parte”.

Não poderia apresentar apenas a minha parte, pois a minha fala era a terceira na ordem de apresentação do conteúdo, isto é, um assunto estava interligado ao outro. Se eu apresentasse somente a minha parte, seria complicado para a turma compreender o assunto. Esse foi o principal motivo que me fez preparar toda a apresentação, inclusive a dos meus colegas.

Na hora, fiquei um pouco preocupado, pois, embora eu tivesse estudado tudo e preparado toda a apresentação, era muito conteúdo. Mesmo assim, decidi seguir em frente e fazer toda a apresentação.

Terminado o trabalho, os colegas de turma fizeram diversas perguntas sobre todo o assunto.

Encerrada a fase de perguntas, o professor disse: “Mário, você me surpreendeu! Seus colegas faltaram, mas você apresentou todo o trabalho. Dominou o assunto, respondeu perguntas e demonstrou preparo e dedicação. Você recebeu a única nota dez da turma!”.

Finalizando, o professor comentou: “O Mário fez algo que todo aluno deveria fazer: preparar-se para situações adversas. Ela ocorreu e o Mário, embora com muito conteúdo, deu conta do recado”.

Após isso, fui sentar na cadeira, muito feliz com o resultado.

O êxito na apresentação só foi possível porque me preparei, estudei e procurei me inteirar de todo o trabalho, mesmo porque, ainda que todos fossem à aula, caso algum colega não soubesse responder algum questionamento, eu poderia ajudá-lo. Por isso, o trabalho é em grupo.

Dessa forma, prepare-se muito, isto é, pesquise, leia, estude, prepare a sua apresentação de forma minuciosa e esteja preparado para o imprevisto (plano “b”), pois, como você viu, ele pode acontecer.

Até o próximo artigo!

Posts Relacionados