Imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado!
Certa vez, fui convidado a ministrar uma palestra numa grande instituição. Tomei todas as precauções. Enviei um checklist para a organização do evento, com tudo o que precisava para o dia da apresentação. Dentre os equipamentos que precisava estava o microfone. Recebi a confirmação de que ele seria disponibilizado. Mesmo assim, tomei o cuidado de levar minha maleta com microfones para o caso de um imprevisto. E, o imprevisto ocorreu!
Cheguei no local com uma hora de antecedência e perguntei pelo microfone. A coordenadora do evento disse: “Nosso microfone está com defeito”. Não me preocupei e, falei: “Não tem problema, eu trouxe dois”. Tanto eu quanto ela ficamos aliviados. Ela chamou o técnico de som e ele falou: “O plug é diferente. Não será possível usar!”. Então, pensei: “Terá que ser no gogó mesmo!”.
Iniciei minha apresentação com o uso do PowerPoint. Quando eu já estava falando por uns 15 minutos escuto um estouro. Não me abalei, pois estava muito concentrado e continuei minha apresentação. De repente, notei fumaça no ar.
Por meio do contato visual com os espectadores verifiquei olhares aflitos. As pessoas olhavam para cima da minha cabeça. Foi então que eu percebi o que estava acontecendo. Ao me virar para verificar uma imagem que apresentaria no PowerPoint só vi uma parede branca e muita fumaça.
Falei em tom de brincadeira: “Que lindo! Estou sem PowerPoint! Mas, se você acha que me prejudicou senhor PowerPoint, está errado”.
Olhei para meu irmão que estava na plateia e tinha ido me prestigiar e vejo seu semblante de tensão. Ele fez um gesto, como se dissesse: “E agora?”. Continuei falando e segui a apresentação até o final.
Quando não havia mais ninguém no auditório ele me perguntou: “Como você conseguiu? Eu pensei que você teria que parar a apresentação e remarcar”. Então, eu disse: “Isso seria uma grande falta de profissionalismo. O orador deve estar preparado”.
Consegui contornar a situação porque eu dominava o assunto, mas, mesmo assim, eu tinha em minha pasta toda a apresentação no roteiro, elaborado em fichas pautadas. Caso eu sentisse qualquer dificuldade, poderia recorrer ao roteiro.
Situações como essa podem ocorrer com frequência. Então, no dia da apresentação, sempre leve uma cópia de sua apresentação em um pendrive, para o caso de falha do original. Tenha sempre outro caminho para seguir quando ocorrerem surpresas desagradáveis, como ensina o professor Sílvio Luzardo:
Esteja preparado. Fatos inesperados como a queda de luz, pane no equipamento, queima da lâmpada do retroprojetor, podem acontecer em qualquer momento e o orador deve estar preparado para introduzir o plano “b”, se for o caso.
[…] Sugiro enviar, por email ou fax (solicitando a confirmação do recebimento) a lista dos equipamentos e materiais que você vai precisar […][1].
Nesse sentido, tenha sempre uma saída para continuar a sua apresentação. Por exemplo, se o pendrive falhar, você que foi precavido, terá sua apresentação no CD. Caso o CD também apresente problemas ou o recurso multimídia não funcione, você poderá utilizar as transparências, roteiro ou cartazes que levou. Outra solução (alternativa) é enviar o arquivo contendo a sua apresentação para o seu e-mail pessoal, desde que seja possível acessar seu e-mail no local da apresentação. Agindo assim, esta não será prejudicada.
Seria desastroso e constrangedor o orador precisar dizer: “Desculpem, mas, por problemas técnicos, não poderei realizar a apresentação. Marcaremos outra data”. Se isso acontecer, é claro sinal de despreparo. Portanto, seja precavido e tenha sempre outro método (caminho) para dar continuidade a sua apresentação.
Num próximo artigo, ensinarei como ter um plano “b” quando for apresentar um trabalho em equipe na escola ou faculdade. Mas, por hora, lembre-se: Esteja preparado, senão sua apresentação poderá “ir por água abaixo”.
Um grande abraço e, ao sucesso!
[1] MELLO, Sílvio Luzardo de Almeida. Eu! Falando em público? 1. ed. Florianópolis: Editora do Autor, 2005. p. 89.